Sindicato
Palavra do Presidente
Eluiz Alves de Matos
O presidente do Sindicato, Eluiz Alves de Matos é ferroviário desde 1985. Aos 18 anos ingressou na CBTU, exercendo o cargo de apontador no departamento de eletrificação. Buscando crescimento profissional, iniciou seus estudos, formando-se em administração de empresas. Atuou em várias funções, sendo que, como agente do serviço social, no departamento de recursos humanos, foi onde permaneceu por mais tempo. Em 1994 compôs a chapa eleita e foi convidado pelo presidente Botelho para atuar no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo.
Destacando-se pelo interesse em defesa dos companheiros, em 1999 ocupou, na Chapa 1, o cargo de vice-presidente. Com o falecimento do presidente Botelho, assumiu a presidência em 13 de Março de 2001.
Em 2004, venceu as eleições do Sindicato, encabeçando a Chapa 1, assim como as duas eleições subsequentes, renovando a diretoria com novos membros, de todas as empresas, abrangendo os vários setores, para que todos tenham voz na diretoria do Sindicato.
NOSSA LUTA PELA PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA FERROVIÁRIA É CONSTANTE
A intensa mobilização da categoria, o desenvolvimento de inovações promovidas pelo Sindicato em prol dos ferroviários e do fortalecimento institucional: estes são alguns dos principais acontecimentos que marcaram as ações da diretoria durante o ano de 2023. Encerramos um ciclo desafiador com a certeza de que demonstramos a força da nossa categoria e que estamos preparados para fazer frente às próximas batalhas que surgirem.
Foram meses de luta contínua em meio a um cenário de grandes dificuldades. Assim tem sido nossa luta contra a privatização da CPTM; luta que ganhou adesões com a realização de ações conjuntas com os metroviários e sabespianos; eles também estão na mira das privatizações patrocinadas pelo atual governo do estado.
Preparados e dispostos a todos esforços possíveis, conquistamos vitórias importantes, mesmo diante da resistência, por parte do governo, em dialogar com os trabalhadores sobre a privatização. E continuamos buscando caminhos que nos leve à vitória! Nunca desistimos!
Conseguimos uma vitória importantes para os aposentados e pensionistas com paridade: o reajuste referente a data-base de 2022, com o pagamento dos valores retroativos. Com relação à data-base de 2023, as negociações ainda estão em curso.
Na MRS, as conquistas de 2023 foram relevantes. Além de conseguirmos manter nossas cláusulas econômicas históricas no ACT 2022/23, conquistamos reajuste de 6,46%, referente ao INPC, mais 0,44% de ganho real, além do PPR.
Temos conseguido, através da união, muito esforço e disposição, alcançar melhorias para a categoria. Avançamos nas lutas e conquistas. E buscamos sempre mais!
Seguimos contando com o apoio de todos!
Eluiz Alves de Matos
Presidente