CPTM RFSA mrs refer

Sindicato dos Ferroviários de São Paulo




30 de abril, dia do ferroviário!


Parabéns pela garra e coragem!!!

 

30 de abril, dia do ferroviário


Por que 30 dia abril ? Porque em 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, numa viagem que contou com a presença do imperador dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina.


Curiosidade


As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o Brasil, que introduziu aqui esse esporte britânico, foram utilizadas numa partida entre os funcionários da São Paulo Railway (= estrada de ferro) e os da Companhia de Gás.


Previdência Social e cooperativismo no Brasil


Os Ferroviários da São Paulo Railway são precursores da previdência social e cooperativismo no Brasil. A CAP – caixa de aposentadorias e pensões foi criada em 1923, modelo do qual o governo federal instituiu a previdência como hoje a conhecemos.


Greve por melhores salários e melhor tratamento aos ferroviários


Os ferroviários foram precursores em muitas lutas. Nosso sindicato nasceu em 1932. Nesse ano, o ferroviários participaram de um movimento grevista em que reivindicavam melhores salários, carga de trabalho de 48h semanais, cumprimento da lei de férias, salário igual para todos, abolição das empreitadas, melhores condições de higiene e conforto nos locais de trabalho, reconhecimento do Sindicato dos Ferroviários de SP, um tratamento melhor e mais respeitoso aos trabalhadores por parte dos chefes encarregados (reivindicavam um tratamento mais cortês) e nenhuma perseguição aos funcionários que participaram do movimento.
Ainda hoje, os ferroviários continuam sendo linha de frente na vanguarda de conquistas em prol de melhores condições de trabalho e valorização da mão de obra.

Parabéns a todos os companheiros que seguem na luta, pois sem ela não há vitória!
 

 


- História do Sindicato

O que você achou do novo site?


gostei
não gostei

Marcelo Fernandes - Diretor Sindical

Nova legislação trabalhista LEI 13.467 – 13/07/2017
Endereço da Sede: Praça Alfredo Issa, 48, 19º e 20º andares, Santa Efigênia, São Paulo - SP Telefone: (11) 3328-6088

© Sindicato dos Trabalhadores em empresas Ferroviárias de São Paulo - Desenvolvido por André Martins