CPTM RFSA mrs refer

Sindicato dos Ferroviários de São Paulo

Coluna do Diretor

Adilson Alcântara

 

O que é um Sindicato e qual sua importância.

 
Sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista e têm como objetivo principal à defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados.
O sindicato é o órgão responsável pela organização de greves e manifestações da categoria representada.
Os sindicatos começaram a se organizar durante a Revolução Industrial na Inglaterra (século XVIII).
A função de um sindicato é tão importante, a ponto de ter sido elevada ao dispositivo constitucional, conforme consta do artigo 8º, III, da Constituição Federal de 1988.
À diretoria do sindicato cabe garantir este conceito; e é por isso que, a cada período, desenvolvemos entre os trabalhadores uma campanha de sindicalização visando garantir a sustentabilidade de nossas conquistas.
Durante esse tempo que estou como Diretor no Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, sempre achei importante desenvolvermos campanhas de sindicalização, pois acredito que, quanto mais trabalhadores tivermos como filiados ao sindicato, (filiados e mobilizados pelas suas reivindicações), mais fácil será para atingir nossos objetivos. 
Quando um trabalhador desestimula outros companheiros a não se filiar, na verdade ele está enfraquecendo a sua organização e tornando difícil a sua própria vida, porque o seu instrumento de luta – o sindicato – fica fragilizado.
É comum estarmos na base levando informações aos trabalhadores e surgirem alguns irresponsáveis tentando desagregar a categoria. Nesses casos pondero mostrando a trajetória de luta do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo pelos nossos direitos nesses 77 anos, e procuro evidenciar que o sindicato é a categoria e não a Direção que foi eleita para um período determinado. Portanto, o resultado das nossas lutas é a exata medida do interesse e empenho da categoria.
Estamos fechando o ano de 2010 com muitas vitórias, vários processos conquistados por nosso Departamento jurídico, como assédio moral, acabamos também com várias perseguições contra trabalhadores e recuperamos direitos em ações judiciais. Não conseguimos um índice merecido de reajuste salarial, mas conquistamos o tão sonhado PPR e ainda mudamos a data base para março.
Em nossa campanha de sindicalização de 2010, atingimos o objetivo esperado e fortalecemos a categoria para 2011. Fomos eleitos para defender os interesses dos trabalhadores e o sindicato dos ferroviários; estamos fechando o ano com a certeza do dever cumprido, mas, continuaremos nossa missão de convencer o trabalhador que ser sindicalizado é, acima de tudo, PARTICIPAR! É sair da passividade, deixando de ser vítima da história para fazer história.
“Para termos um sindicato forte devemos todos nos filiar a um só sindicato. Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, o mais antigo, o mais sério, o mais bem estruturado e o que já tem o maior número de associados.” O que esperar do futuro? Os ferroviários dirão.
                                                                              
Adilson Alcântara da Silva, diretor social do sindicato, responsável pela sub-sede de Mauá. É Técnico de Desenvolvimento e Planejamento Operacional II, é Assistente Social; ferroviário desde 1978, sempre atuou na área operacional.

Autor: Adilson Alcantara - Diretor

Colunas anteriores


Ivete

Acordo Coletivo de Trabalho

Dia 24 de janeiro, dia do aposentado

Fator Previdenciário. Quanto isto já tirou do trabalhador?

Dia 30 de abril

20 DE OUTUBRO

Orgulho de ser ferroviário! Orgulho de estar à frente do Sindicato que comemora 83 anos!

Está terminando mais um ano. Acabou 2015!

A caminho de mais uma vitória

A importância do trabalhador para o fortalecimento do sindicato e conquistas no acordo coletivo.

.

- História do Sindicato

O que você achou do novo site?


gostei
não gostei

Endereço da Sede: Praça Alfredo Issa, 48, 19º e 20º andares, Santa Efigênia, São Paulo - SP Telefone: (11) 3328-6088

© Sindicato dos Trabalhadores em empresas Ferroviárias de São Paulo - Desenvolvido por André Martins